sábado, 5 de junho de 2010

Projeto Sítio Arqueológico Escola (2006 - 2007) - Arqueologia Náutica

O Projeto "Sítio Arqueológico Escola: Arqueologia Náutica" consistiu na realização de dois cursos de extensão envolvendo estudos teóricos e práticos dentro da linha de pesquisa da arqueologia náutica. O projeto foi realizado no âmbito das atividades de extensão da Universidade Federal do Rio Grande/FURG como resultado de uma parceria entre o Museu Náutico e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia/LEPAN.

Enquanto atividade de extensão, o projeto tinha a proposta de: a) contribuir para a formação de equipes multidisciplinares para o estudo dos sítios arqueológicos de naufrágio; b) informar a comunidade sobre o desenvolvimento da pesquisa arqueológica na universidade e suas aplicações; e c) envolver acadêmicos, docentes e a comunidade em geral para a preservação do patrimônio cultural náutico da cidade do Rio Grande.
A primeira campanha, realizada em 2006, totalizou 96 horas, enquanto a segunda campanha, em 2007, totalizou 72 horas de atividades, estendendo a proposta inicial do projeto com ações em outros sítios de interesse para a cultura marítima da cidade do Rio Grande. O eixo principal do trabalho, entretanto, concentrou-se no estudo da arquitetura naval como fonte de informação arqueológica e na aplicação das técnicas de registro arqueológico e levantamento patrimonial em zonas litorâneas.

Durante exposições teóricas e práticas dirigidas foram abordados os seguintes tópicos: construção naval em madeira, prospecção e registro arqueológico, desenho, escala e cartografia, história náutica regional, arqueologia da paisagem portuária e topografia. Ao final do curso, os participantes apresentaram um ensaio com suas reflexões sobre tema: “cultura marítima, paisagem e patrimônio cultural”.

Como resultado do trabalho também foram produzidos croquis planimétricos, altimétricos, fotografias e um banco de dados a partir do uso de diferentes técnicas disponíveis ou adaptadas de levantamento patrimonial e arqueológico.

Ficha Técnica:
Rodrigo Torres - coordenador e ministrante
Beatriz Thiesen - ministrante
Martial Pouguet - ministrante
Vanderlise Barão - ministrante
Luiz Alberto Silveira da Rosa - participante (2006)
Maritza Dode - participante (2006)
Natália Centeno - participante (2006)
Aline Kucera - participante (2006)
José Roig - participante (2006)
Felipe da Costa Dias - participante (2006)
Diógenes Magno Laube - participante (2007)
Ricardo Leite - participante (2007)
Maira Eveline Schimitz - participante (2007)
Luiz Fernando Porto da Silva - participante (2007)
Arthur Katrein Mora - participante (2007)
Samila Pereira Ferreira - participante (2007)

Agradecimentos:
Ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE.

2 comentários:

José Antonio Klaes Roig disse...

Caro Rodrigo, fiquei muito contente em conhecer teu blog e mais ainda saber de teu doutoramento. ter participado do Projeto Arqueo Nau, e ter colaborato com o mesmo, quando coordenei o NTE, cedendo o espaço para algumas atividades.
irei divulgar teu blog, lá no meu blog educacional Educa Tube, que divulga vídeos, recursos tecnológiocs e atividades de a para educadores.
Um grande abraço e sucesso ai nesse novo desafio. É um privilégio contar com tua amizade e coleguismo. Um abração, Zé Roig.

http://educa-tube.blogspot.com

Espila Specchio disse...

Fala Rodrigo!!!

Bah descobri o Site sem querer, navegando na net!!

Tche adorei tua iniciativa!!!

Agora virarei seguidor!!

Parabéns pelas conquistas, idéias e ideais!

Tuas aulas trouxeram um grande conhecimento e despertaram em mim um interesse muito maior a respeito de navegação, história, geoprocessamento, oceanografia regional e paleoceanografia, e claro Arqueologia Nautica!
Muitas das decisões que tomei, profissional e pessoalmente, se devem a influencia do aprendizado no curso.
Desde o geoprocessamento que trabalho hoje em dia, até a compra do meu barquinho, o Dingue IKARA!!

Valeu por tudo e tudo de bom por aí!!

Grande Abraço & Bons Ventos!!

Felipe C.D.